CUIDADOS PARA A PREVENÇÃO DA PAVM NO DOMICÍLIO.

A pneumonia é a principal causa de infecção nosocomial em UTIs, ocorrendo, em mais de 90% dos casos, em pacientes submetidos à intubação endotraqueal e ventilação mecânica. (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132009001100005&lang=pt)

 

Avaliar os efeitos dos cuidados de higiene bucal sobre a incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) em pacientes críticos, em uso de ventilação mecânica, em unidades de terapia intensiva (UTIs). Para o desenvolvimento da pneumonia hospitalar, é necessário que os patógenos alcancem o trato respiratório inferior, vencendo os mecanismos de defesa do sistema respiratório.

 

Nos casos de desenvolvimento da PAV, a aspiração das bactérias existentes na orofaringe e no refluxo gástrico compõe o mecanismo mais importante da infecção. Uma vez que o acúmulo de bactérias ao redor do cuff do tubo endotraqueal, associado ao uso de sedação e ao trauma local com inflamação traqueal, aumenta a colonização e dificulta a eliminação das secreções do trato respiratório. Outras possibilidades de infecção ocorrem mediante procedimentos, como:

 

- realização de broncoscopia;

- inalação de aerossóis contaminados;

- acesso pela corrente sanguínea a partir de cateteres;

- translocação bacteriana através do trato gastrointestinal;

- manipulação do circuito do ventilador.

 

(https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/pneumonia-associada-a-ventilacao-mecanica-pav/47867)

 

Essa infecção é responsável por aumento de mortalidade, prolongamento do tempo de internação e, consequentemente, aumento de custos. Medidas de profilaxia devem ser orientadas de acordo com a patogênese e dados epidemiológicos locais. Atitudes de ação preventiva envolvem a higienização constante das mãos, manutenção do decúbito elevado do paciente, cuidados na administração da dieta enteral e técnicas adequadas de aspiração e intubação traqueal. (Carmo Neto E, Souza PC, Azevedo F, et al. Pneumonia associada à ventilação mecânica: análise de fatores epidemiológicos na confecção de estratégias de profilaxia terapêutica. Rev Bras Ter Intensiva 2006;18(4):344-50. 6. Guimarães MM, Rocco JR. Prevalence of ventilator-associated pneumonia in a university hospital and prognosis for the patients affected. J Bras Pneumol 2006;32(4):339-46.)

 

Tais medidas são para a prevenção de PAVM - Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica, é necessário que os profissionais prestem total atenção ao manuseio dos circuitos e sua exposição, cuidados com as lavagens das mãos. Datar os filtros e demais componentes para não exceder o tempo destinado, controlando riscos de contaminação.   

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Bate papo com Presidente da AFIDERJ.

September 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 26, 2019

Please reload

Arquivo
Posts Em Destaque
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fale conosco

(21) 99999-2582

(21) 99835-3798

  • Facebook Social Icon
  • unnamed
CNPJ  28.326.681/0001-00
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now