AFIDERJ informa: Entrevista com a Dra. Tatiana Serpa - Presidente da AEFERJ.

April 25, 2018

1- A AEFERJ tem conseguido o interesse e a aproximação das empresas de Fisioterapia Domiciliar para se associarem?

 

R- Primeiramente gostaria de diferenciar empresas de home care de empresas prestadoras de serviço de atendimento domiciliar de fisioterapia, pois muitas vezes isto ainda se confunde, segunda a PORTARIA Nº 963 DE 27 DE MAIO DE 2013, que redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde  é diferente de Home care. Nesse sistema os profissionais dão um suporte pontual a pacientes que requeiram alguma atenção diferenciada. Por exemplo, a fisioterapia; Para pacientes exigem atenção 24 horas por dia é necessário Home care. 

Atualmente a AEFERJ conta com algumas empresas de atendimento domiciliar, temos um consultor , inclusive que da assistência a estas empresas, é o Dr Érico Soledade; No entanto a falta de entendimento da necessidade associativa impede esta aproximação.

 

2- Sabemos da importância de uma associação e a união de seus associados. Na sua opinião, quais as principais barreiras para que essas empresas de Fisioterapia Domiciliar se associem ?

 

R- Na verdade, o fisioterapeuta proprietário desta empresa é a maior barreira, pois enquanto a categoria não entender e/ou perceber a importância do movimento associativo, um pequeno grupo continuará a lutar sozinho. a falta de regulamentação do setor também é uma barreira. Hoje contamos com a RDC 11 de 2006, pore´m não especifica claramente os serviços pontuais.

 

3 - A AEFERJ possui alguma programação ou iniciativas destinadas ao setor domiciliar?

 

R- Sim, inclusive em um de nosso fóruns passamos o processo completo do funcionamento de um serviço de atendimento domiciliar , desde a admissão do paciente até o faturamento.

Atualmente lançamos em parceria com a própria AFIDERJ um curso de aperfeiçoamento de atendimento fisioterapêutico domiciliar, as inscrições e programação já encontram-se no site, neste curso iremos abordar vários temas que ao longo do tempo percebemos carência por parte dos profissionais.

 

4 - Qual posicionamento da AEFERJ, sobre os possíveis caminhos a serem trilhados em prol da valorização do fisioterapeuta na atenção domiciliar?

 

R-Os profissionais devem possuir os conceitos básicos de bioética, biossegurança, qualidade, gerenciamento de risco , tudo em prol da segurança do paciente, quando conseguirmos atingir esses objetivos primários , certamente seremos mais valorizados.

 

5- Porque ainda é tão complicado serem aplicados os valores do nosso RNPF para o atendimento domiciliar,  já que possui codificação pela tabela TUSS da ANS?

 

R- A tabela TUSS já possui codificação para fisioterapia domiciliar, porém os procedimentos não constam no rol obrigatório de cobertura, inclusive a ANS emitiu PARECER TÉCNICO Nº 04/GEAS/GGRAS/DIPRO/2016 abordando claramente sobre o assunto. a resolução Normativa 387/2015 que disciplina sobre o rol de procedimentos e eventos em saúde não prevê qualquer procedimento obrigatório executados em domicílio; As operadoras de saúde oferecem o serviço por iniciativa própria como uma alternativa para minimizar custos com a internação hospitalar por longos períodos.

 

6 - A situação de informalidade na prestação de serviços na Atenção Domiciliar ainda é enorme. Como vocês analisam essa situação?
 

R- A AEFERJ vem tentando minimizar esta informalidade orientando seus associados, hoje temos como alternativa o contrato intermitente, além disso estamos ha um bom tempo tentado um acordo coletivo com o SINFITO-RJ para adequar as normas, não só na assistência domiciliar, mas a fisioterapia como um todo, porém está muito difícil regularizar esta situação junto ao sindicato, solicitamos apoio inclusive da FENAFITO e ainda continuamos no aguardo ha pelo menos um ano.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Bate papo com Presidente da AFIDERJ.

September 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 26, 2019

Please reload

Arquivo
Posts Em Destaque
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fale conosco

(21) 99999-2582

(21) 99835-3798

  • Facebook Social Icon
  • unnamed
CNPJ  28.326.681/0001-00
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now