Fale conosco

(21) 98378-0435

(21) 99999-2582

(21) 99835-3798

  • Facebook Social Icon
  • unnamed
CNPJ  28.326.681/0001-00

AFIDERJ informa: Entrevista com a Dra. Tatiana Serpa - Presidente da AEFERJ.

April 25, 2018

1- A AEFERJ tem conseguido o interesse e a aproximação das empresas de Fisioterapia Domiciliar para se associarem?

 

R- Primeiramente gostaria de diferenciar empresas de home care de empresas prestadoras de serviço de atendimento domiciliar de fisioterapia, pois muitas vezes isto ainda se confunde, segunda a PORTARIA Nº 963 DE 27 DE MAIO DE 2013, que redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde  é diferente de Home care. Nesse sistema os profissionais dão um suporte pontual a pacientes que requeiram alguma atenção diferenciada. Por exemplo, a fisioterapia; Para pacientes exigem atenção 24 horas por dia é necessário Home care. 

Atualmente a AEFERJ conta com algumas empresas de atendimento domiciliar, temos um consultor , inclusive que da assistência a estas empresas, é o Dr Érico Soledade; No entanto a falta de entendimento da necessidade associativa impede esta aproximação.

 

2- Sabemos da importância de uma associação e a união de seus associados. Na sua opinião, quais as principais barreiras para que essas empresas de Fisioterapia Domiciliar se associem ?

 

R- Na verdade, o fisioterapeuta proprietário desta empresa é a maior barreira, pois enquanto a categoria não entender e/ou perceber a importância do movimento associativo, um pequeno grupo continuará a lutar sozinho. a falta de regulamentação do setor também é uma barreira. Hoje contamos com a RDC 11 de 2006, pore´m não especifica claramente os serviços pontuais.

 

3 - A AEFERJ possui alguma programação ou iniciativas destinadas ao setor domiciliar?

 

R- Sim, inclusive em um de nosso fóruns passamos o processo completo do funcionamento de um serviço de atendimento domiciliar , desde a admissão do paciente até o faturamento.

Atualmente lançamos em parceria com a própria AFIDERJ um curso de aperfeiçoamento de atendimento fisioterapêutico domiciliar, as inscrições e programação já encontram-se no site, neste curso iremos abordar vários temas que ao longo do tempo percebemos carência por parte dos profissionais.

 

4 - Qual posicionamento da AEFERJ, sobre os possíveis caminhos a serem trilhados em prol da valorização do fisioterapeuta na atenção domiciliar?

 

R-Os profissionais devem possuir os conceitos básicos de bioética, biossegurança, qualidade, gerenciamento de risco , tudo em prol da segurança do paciente, quando conseguirmos atingir esses objetivos primários , certamente seremos mais valorizados.

 

5- Porque ainda é tão complicado serem aplicados os valores do nosso RNPF para o atendimento domiciliar,  já que possui codificação pela tabela TUSS da ANS?

 

R- A tabela TUSS já possui codificação para fisioterapia domiciliar, porém os procedimentos não constam no rol obrigatório de cobertura, inclusive a ANS emitiu PARECER TÉCNICO Nº 04/GEAS/GGRAS/DIPRO/2016 abordando claramente sobre o assunto. a resolução Normativa 387/2015 que disciplina sobre o rol de procedimentos e eventos em saúde não prevê qualquer procedimento obrigatório executados em domicílio; As operadoras de saúde oferecem o serviço por iniciativa própria como uma alternativa para minimizar custos com a internação hospitalar por longos períodos.

 

6 - A situação de informalidade na prestação de serviços na Atenção Domiciliar ainda é enorme. Como vocês analisam essa situação?
 

R- A AEFERJ vem tentando minimizar esta informalidade orientando seus associados, hoje temos como alternativa o contrato intermitente, além disso estamos ha um bom tempo tentado um acordo coletivo com o SINFITO-RJ para adequar as normas, não só na assistência domiciliar, mas a fisioterapia como um todo, porém está muito difícil regularizar esta situação junto ao sindicato, solicitamos apoio inclusive da FENAFITO e ainda continuamos no aguardo ha pelo menos um ano.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Bate papo com Presidente da AFIDERJ.

September 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 26, 2019

Please reload

Arquivo
Posts Em Destaque