Disfunções uroginecológicas, proctológicas e sexuais.
Disfunções uroginecológicas, proctológicas e sexuais
A fisioterapia pélvica (fisioterapia uroginecológica/proctológica/obstétrica) vem tomando proporções significaticas e tem abordagem em verias disfunções tanto uroginecológicas quanto proctológicas em mulheres, homens, crianças e gestantes.
Algumas dessas disfunções são: incontinência urinária (perda involuntária de urina), disfunções proctológicas (constipação ou incontinência fecal), disfunção sexual (vaginismo-contração exacerbada no início da vagina), enurese noturna (perda de urina durante o sono) e prolapsos (queda da bexiga).
O tratamento realizado será mediante a uma avaliação prévia com um fisioterapeuta especializado que irá avaliar a musculatura perineal (assoalho pélvico) que sustenta os órgãos pélvicos e que também mantém as continências urinária, fecal e está relacionada a função sexual feminina e masculina.
Os recursos e terapia utilizados na fisioterapia podem ser: Bioffedback pressóricosico ou eletromiográfico, eletroestimulção, cones vaginais, educadores e principalmente o treinamento da musculatura do assoalho pélvico.
Todas essas disfunções tem tratamento, porém o quanto antes o paciente procurar tratamento, maiores são as chances de alcançar a cura.
Procure um especialista.
Gisele Ribeiro Julio
Fisioterapeuta/Crefito-2:96699-F
Mestre- Urogenital- UERJ
Especialista em Fisioterapia Uroginecológica
Membro da Sociedade Internacional de Continência