Fale conosco

(21) 98378-0435

(21) 99999-2582

(21) 99835-3798

  • Facebook Social Icon
  • unnamed
CNPJ  28.326.681/0001-00

Fazendo do Lar um Ambiente Terapêutico

February 10, 2017

Como tornar um lar um ambiente seguro na terceira idade e ser terapêutico?

Parece ser difícil de se lidar com tantas mudanças no corpo ao longo da idade, principalmente na velhice, com tantas alterações decorrente da própria natureza,  alterações visuais, auditivas, na marcha, no equilíbrio, alterações metabólicas, desgastes articulares entre outros.

 

Pensando nisso, como fazer alterações no lar para torna-lo mais seguro?

 

Sempre pensando no bem estar e na segurança do idoso, na prevenção de quedas e traumatismos, devemos tomar certas medidas de proteção, tais como, barras de segurança, cadeira para auxiliar no banho, adaptação de acento sanitário para ficar mais alto, remoção de tapetes, andar com sapatos leves e confortáveis com apoio no calcanhar, atentar para piso liso e molhado. Temos que atentar para o leito, altura da cama, barra de proteção móvel, questões que muitas vezes não são atentadas. A cama deve ser levemente mais alta para que não haja esforço ao se levantar, barras de apoio próximo a cama para facilitar o levantar e abaixar.

 

Pensamos no ambiente seguro, mas como fazer ser terapêutico?

 

Podemos usar a barra de apoio para exercícios de fortalecimento de membros superiores e inferiores, como um simples sentar e levantar. De pé podemos fazer outro exercício de levantar os calcanhares para fortalecer as panturrilhas usando o peso do próprio corpo, com esses músculos mais fortes vão melhorar o retorno venoso com esse bombeamento. Ainda de pé podemos usar a barra para sustentação levantando joelho um de cada vez treinado a marcha parada, existe várias possibilidades de exercícios, tudo dependerá de cada condição física e cognitiva para a realização dos exercícios. 

 

Alongar os músculos pela manhã, espreguiçar, faz com que o corpo seja mais estimulado e facilite na marcha.

 

Colocarei abaixo algumas imagens para compreender como funciona as adaptações de segurança no lar.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Bate papo com Presidente da AFIDERJ.

September 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 26, 2019